quinta-feira, 25 de junho de 2009

programação !!!

Aqui vão duas opções culturais para essa semana, no Rio :
Volpi: Dimensões da Cor
Com foco na produção entre 1950 a 1960 a exposição mostra a poética das formas geométricas e das cores de Alfredo Volpi, as 61 telas são geniais, a mostra esta no Instituto Moreira Salles e vai até 5 de julho.



Também até dia 5 no Istituto Moreira Salles tem a exposição Olhar Direto: Fotografias de Paul Strand. Retratando o cotidiano de diferentes comunidades em volta do mundo. A exposição tem 107 fotos lindas de pessoas nas ruas e objetos usados no começo da atividade industrial. Vale apena dar um a conferida!!!


Instituto Moreira Salles: Rua Marquês de São Vicente, 467 Gávea - Rio de Janeiro
Tel: 21 3284-7400
De terça a sexta, das 13h às 20h.
Aos sábados, domingos e feriados, das 11h às 20h.

domingo, 21 de junho de 2009

SPFW - 2° e 3° dias

Os desfiles que amamos na sexta e sábado da São Paulo Fashion Week.

2° Dia
É dia de feira... embalada pelas agradáveis canções de Cartola a Maria Bonita apresentou uma mulher elegante, despojada, independente e que vai à feira, bem coisa de carioca! Os tons de verde e vinho, o marinho, o laranja e o cinza, além da combinação P&B apareceram em diferentes tipos de xadrez feitos em linhos, algodão e ráfia, num clima mais rústico. Modelagens ampliadas e confortáveis deral o ar cool da carioca junto com as maxi-bolsas e os chapéus vasados.
Ele não nos decepciona! Com um desfile conceitual e intrigante Alexandre Herchcovitch (feminino) trouxe à SPFW sua coleção inspirada nos esportes coletivos com destaque para o futebol americano, onde as mangas, saias e veitidos estruturados feitos com armação de arame deram o tom esportivo sem ignorar o corpo feminino. Destaque para a bolsinha de mão em forma de bola de futebol americano, assim com o colar da Osklen vai para a wish-list.
Com combinações de preto + branco = clássica e amarelo + azul royal = moderna, a Fórum T.D. veio confiante, segura e... sexy, claro! Fendas, decotes, modelagens ajustadas e estampas que pareciam aquarelas deram o women's power à coleção.A mulher sensual e sofisticada da Cia. Marítima aporta nas Ilhas Gregas neste verão. Laranja, turquesa, royal, safira, amarelo, brancos e dourados em modelos lisos ou estampados coloriram o desfile. Ah, pode ir dando adeus aos seus shortinhos tipo running e às regatinhas, pois a Cia. Marítima propõe para as saídas-de-praia vestidinhos e sarouels incríveis.
3° Dia
A Ellus confirma a sua moda urbana, e faz dela a sua marca, mas inova ao deixar de lado o preto e apostar num jeans super lavado chegando quase ao branco. Tons claros apareceram em vestidos larguinhos, bem flúidos para as meninas, blazer de alfaitaria para os meninos e macacões para ambos. Além de jaquetas e coletes. Detalhe de ilhóis que davam uma sensação de estampa apareciam em todos os looks.
Diário de um adolescente inglês, esse foi o ponto de partida para a Tritton do próximo verão. Detalhes presentes em todo o desfile -meias 7/8 presas por cinta-liga, corselets e lingeries- em vestidinhos e saias de cintura marcada e mangas bufantes feitos em algodão e organza deram o tom romântico da coleção. O bege e as cores do macarron francês, à la Maria Antonieta, predominaram e junto à estampa liberty criaram um clima retrô com ares de Europa. Detalhe para os acessórios, brincos e colares feitos à mão e chapéus davam a impressão de flores desabrochando. Para os meninos jeans folgadão com jaquetas e blazers fazendo sobreposição com camisas de botão num mix de listras+florais.

sexta-feira, 19 de junho de 2009

SPFW - Colcci

Do primeiro dia de desfiles destacamos além da carioca Osklen a Colcci, que a muito tempo não nos surpreendia, mas nessa edição provou que sabe inovar.
INOVAÇÃO. Essa é a palavra! Inspirada no diário de uma viagem à Califórnia a marca gaúcha, hoje parte do grupo AMC, também dono de marcas com Fórum, Tritton e Coca-Cola Clothing, levou à passarela uma coleção linda em tons de bege e rosa bem claro com pitadas flúor de pink, limão e laranja.
Com um casting "arrasa-quarteirão", só pra citar alguns nomes: Jesus Luz, Ana Cláudia Michels, Rodrigo Hilbert e a n°1 Gisele Bündchen (é, foi um desfile de babar!), a Colcci lançou uma nova aposta para o jeans, seu carro-chefe, lavagem com dourado. Ficou lindo e cool.
Além da estampa xadrez feita com fio rosa, a cuequinha aparecendo por baixo da calça boyfriend, a legging de renda, os surpensórios tipo paraquedista, a estampa de prancha feita sobre seda, lenço na cabeça e acessórios dourados... Tudo bem Califórnia Girl mesmo!!!

quarta-feira, 17 de junho de 2009

São Paulo Fashion Week

Começou hoje a temporada paulistana do verão .09/.10. Nós do Tendenciosas, infelizmente, não podemos comparecer, pois esse "Rio de Meu Deus" anda uma correria sem fim... Mas temos uns passarinhos verdes por lá que estão nos mandado notícias fresquinhas, além da ajuda (mais que necessária) da cobertura do canal gnt, que nós tanto amamos!
Aqui você já poderá conferir o desfile incrível da carioquíssima Osklen.


Acadêmicos de Ipanema!
Poderíamos perfeitamente definir assim o desfile da Osklen. Quem estava esperando aquele clima em off-white, preto e cinza do desfile passado se surpreendeu com cores, brilhos e muita sensualidade... Oskar Metsavaht explica "A temporada passada era de inverno, normal o uso do preto e do cinza, além de ter sido um momento de reflexão, pois o mundo estava passando por uma grande crise, então o preto era a ausência de cor e o cinza era o básico. Essa temporada é de verão e nada representa melhor o otismismo brasileiro, esse sentimento de esperança, do que o carnaval."

Com a coleção SAMBA, a Osklen levou à passarela os principais elementos do carnaval, tirando os exageros das fantasias sem abrir mão da exuberância dos ornamentos, tulis e paetês. A t-shirt, peça básica do guarda-roupa de todo folião, foi desconstruída em vestidos, segundas-pele e blusas cheias de charme e brilho. O que mais me chamou a atenção foram as estampas de pequenos confetis brilhosos, as feitas em cima de uma foto da Sapucaí (tirada pelo próprio Oskar) e as feitas sobre renda. Além do colar com paetês gigantes, que já está na minha wish-list. As leggins em seda e tricô de algodão são lindas e ajudam a dar um up na hora de montar um look.

É... Surpreender sempre foi o forte da Osklen. Quem poderia imaginar que uma loja de roupas para esquiar em Búzios, não só fosse dar certo, como se transformaria em uma das principais marcas brasileiras aqui e no resto do mundo? Oskar Metsavaht imaginou...

Amanhã você poderá conferir aqui tudo o que rolou hoje na SPFW.

segunda-feira, 15 de junho de 2009

3°, 4° e 5° dia de Fashion Rio

Foi uma correria louca essa semana!!! Deixamos para a última hora esse post sobre os últimos dias de Fashion Rio. Em breve teremos novidades... Aguardem!!!
Aqui estão nossos comentários (breves, infelizmente).

3° Dia

Mais um desfile desta Edição inspirado na Riviera Francesa, Victor Dzenk mostrou que o verão será estampadíssimo e longuíssimo, os vestidos estavam muito bonitos e esvoaçantes, mas no fim do desfile a estamparia já cansava um pouco. Carlos Tufvesson quis ser escapista e criou uma mulher poderosa, oitentista, que sai, badala e (sim!) bate muito cabelo. Para nós a coleção mais feliz, mais comemorativa e bonita, não só pelas roupas, a passarela estava linda, os cabelos maravilhosos e as estampas nem têm comentários ... Dá vontade de sair pra balada e rasgar muita meia na pista!

4° Dia

Minimalismo em preto, branco e mostarda. Essa frase resume o desfile do Walter Rodrigues. Chique. Yayoi Kusama foi o ponto (ou bola) de partida para o desfile da Sta.Ephigênia. Os turbantes e óculos escuros estiveram presentes em todos os looks.

Alessa fez um desfile gastronômico: com chefs na platéia e pratos e bocas na estampa. Divertido como sempre! Os anos 20 repaginados em 2010, o desfile da Tessuti teve uma cartela de cores que ia do preto ao cinza e prata com degradê no pink, as franjas apareceram em todo o desfile, seja nas roupas, seja em bolsas e/ou sapatos (por sinal, MARAVILHOSOS!). Anos 20 com cara de mulher poderosa e não melindrosa.

5° Dia

A silhueta foi o que mais marcou no desfile das Filhas de Gaia, as estilistas quiseram passar uma sensação de fugacidade que estava perceptível na cartela de cores e maquiagem. Amamos o tomara-que-caia cítrico!

Enfim, acho que foi tudo!!! Parabéns ao desfile da Coven que teve um cenário maravilhoso.

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Fashion Rio - 2° e 3° dia

Desfiles lindos, desfiles que deixam a desejar e desfiles meia boca... Teve Fashion Rio pra toda crítica no fim-de-semana.
Sábado, no segundo dia da temporada carioca, a
Maria Bonita Extra abriu a sequência de desfiles seguida por Cavendish, Melk Z-Da, Salinas, Cláudia Simões e Printing. No domingo começamos com Lilica Ripilica e depois Acquastudio, Mara Mac, Têca, Graça Ottoni e TNG.
Tendenciosas Amou!!!
2° Dia

A Dorothy do filme O mágico de Oz ressurgiu bem colorida, com as pernas de fora e ao som de "Dark side of Moon" na coleção da
Maria Bonita Extra. Laços? Não faltaram...

Tratar da violência com leveza ? Melk Z-Da conseguiu misturou coletes á prova de bala e jujubas = Desfile mais conceitual e sarcástico desta edição do Fashion Rio.
Ai... a Salinas!!! Desde a coleção inspirada em Carmem Miranda que não suspirávamos. Inspirada em Volver, o último filme de Pedro Almodóvar, a Salinas fez um desfile lindo e continua em nossos corações...

3° Dia

Cabelos incríveis, lábios alaranjados e os ankle-boots são apenas detalhes diante desta coleção. A Acquastudio está de parabéns, o seu desfile mostrou como a tecnologia está revolucionando a estética da moda. Você olha esse desfile e fica pensando como essas tiras finas de tecido se sustentam? È pura alta costura, muitas barbatanas e crinol! O Verão ficou maravilhosamente cinza e bege...

Elegante e maduro foi o desfile da Mara Mac, marca claramente destinada á mulher carioca sofisticada. Conforto aliado á elegância estão presentes em todas as roupas do desfile desde ternos a vestidos, nem precisamos falar das camisas que foram A coleção.

Tons pastéis, cinturas marcadíssimas a lá Jane Birkin e Brigitte Bardot (mulheres que nós e Serge amamos!). A Têca nos relembrou que estamos no ano da França no Brasil .

O Tendenciosas amou tudo isso! Mas se decepcionou completamente com a TNG, que mais uma vez fez um desfile morno e sem graça.

sábado, 6 de junho de 2009

Fashion Rio Verão 2010 - Foi Dada a Largada!

Tudo mudou! Nova direção, nova casa, nova estrutura...

Em abril deste ano a Firjan, principal patrocinador do Fashion Rio, informou que estava mudando a produção, tirando-a da Dupla Assessoria e passando-a para a Luminosidade, também responsável pela São Paulo Fashion Week. Desde então tudo é surpresa quando se fala do evento, nem a temakeria carioca Koni montou sua filial... Sai Marina da Glória e entra Píer Mauá, sai Heloíza Simão e entra Paulo Borges, saem 10 marcas e ficam apenas 29, saem os novos talentos, mas permanece o Rio Moda Hype (não era possível que tirassem também, né?!). Bom, esperamos que as mudanças tragam bons resultados!!!
O Rio Moda Hype não só ficou, como abriu a temporada. Diferentes estilos e referências coloriram a passarela do Píer Mauá ontem. Garis, talismãs, besouros, rock'n roll, pescaria, cinema... Tudo foi inspiração para os estilistas de vários estados do país criarem as suas coleções.
O tendenciosas destaca o que teve de melhor e o que mais amou!

Tendenciosas Amou!
Três marcas encheram os nossos olhos. Vitorino Campos que com tecidos fluidos e cintos de laço encantou a todos e Martins Paulo e JotaDê, que se inspiraram no cinema e com duas coleções completamente diferentes conquistaram o público. A três arrasam!!!

Vitorino Campos e um crazy-mix de Sigur Rós e Jackson Pollock!


Martins Paulo, do Piauí, trouxe o cineasta espanhol Almodóvar em cores fortes e muitos babados.
A JotaDê, do Rio de Janeiro, apresentou ícones da Nouvelle Vague em tons de preto, cinza e branco predominante. Elegante e usual


Para Meninos e Meninas

A estreante Bruna Ribeiro homenageou garis e lixeiros, responsáveis pela limpeza de nossas cidades, em um desfile clean com looks práticos e confortáveis.


Para Meninos

Alisson Rodrigues e uma cidade de arranha-céus. Muito branco e ares de metrópole.

R.Groove se levou pelo sucesso "The Jungle" do Kiss com uma pegada rock na selva.
A Butch trouxe uma praia pros meninos com muita bossa que lembrava os gloriosos tempos do calçadão de Copacabana.


Para as Meninas
A mineira Júlia Valle estudou movimentos de massa de ar para o próximo verão.
A Lore, de Pernambuco (salve terrinha!), foi à passarela pedir sorte e apresentou uma coleção linda e cool cheia de regionalismo.
Fernanda Yamamoto joga a rede no mar e apresenta sua pescaria geométrica.
Stefania, com tendência artsy e foco no cubismo.
Amanhã, a cobertura completa dos desfiles de hoje!!!

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Imã - Vista Uma Obra de Arte

A Imã foi criada no final de 2008 pela estilista pernambucana Maria Esther, vinte e poucos anos, estudante do IV período de moda da Faculdade Senac. Seu primeiro desfile aconteceu no domingo de carnaval, em 2009, na tenda eletrônica do Rec-Beat no Recife Antigo. Sua estréia foi um sucesso e a coleção vem arrancando elogios da crítica especializada.

Nós do Tendenciosas estávamos lá para conferir o seu trabalho e nos surpreendemos com seu bom gosto e criatividade. Como não poderia deixar de ser, a partir daí a Imã passou a fazer parte do nosso list de jovens talentos.
A colecção, nomeada Fusão, vem enchendo os olhos das cariocas e paulistas. Sucesso absoluto no Bazar Clube da Pinups em Campinas - SP. Todo mundo já se apaixonou pelas estampas exclusivas da marca.

"Vestir uma obra de arte. Arte-moda - a moda e a arte presentes numa mesma peça. É com este conceito que a Imã chega ao mercado, acompanhando a evolução das tendências com estilo, sofisticação e criatividade presentes em cada detalhe das suas peças.
Fusão é o tema desta coleção e é inspirado na ligação entre a moda e a arte contemporânea da artista plástica Cyane Pacheco. Seus desenhos ressaltam a beleza e a funcionalidade das formas que, junto com o grafite, dão um ar street às estampas.
O corpo é expressão. Nada é mais expressivo do que o corpo. Essa afirmação é da estilista, que faz uma relação entre o corpo e a arte - a principal força para a criação desta coleção."
"Tecidos e cortes são explorados em plena harmonia com os desenhos. Vestidos em linha A e longos, tomara-que-caia, saias-envelope e longas com diferentes decotes, bolsos grandes juntamente com os desenhos transformam as roupas em diversão para quem vê e em diferencial para quem usa.
Além dos desenhos, estampas feitas a partir de uma intervenção de arte transformam as peças em uma fotografia.
O tecido usado é 100% algodão, proporcionando ótimo caimento e leveza. Predomina sempre a cor branca, e compondo o visual, o laranja, verde e rosa. Desenhos feitos à mão, na cor preta e prata, completam o conjunto."
"Este é o conceito da Imã.
Cada peça é única.
Cada peça é uma obra de arte."