segunda-feira, 25 de maio de 2009

YSL - Um Pouco de História I

Yves Henri Donat Mathieu-Saint Laurent, nasceu dia 1 de agosto de 1936 em Oran na Argélia, que na época estava sob o domínio colonial francês, o que fez com que ele tivesse a nacionalidade e ficasse conhecido como um "grande estilista francês". Junto com Coco Channel e Christian Dior foi responsável pela retomada da moda no mundo e por transformar Paris na capital da moda.

Em 1953, aos 17 anos foi morar em Paris e trabalhar com o já renomado estilista Christian Dior e em 1957 após a morte de Dior assumiu a direção da empresa com a tarefa de livrá-la da falência.
Um detalhe da história desse mestre que poucos sabem é que ele, logo após ter atingido o sucesso na casa Dior, foi convocado pelo exército francês para a Guerra da Independência da Argélia, o que lhe causou um grande trauma. Após ter sofrido gozações e maus tratos por parte dos outros soldados foi internado num hospital psiquiátrico e passou por sérios tratamentos mentais.
Em sua volta ao mundo da moda, em 1962, se desligou da Dior e fundou sua própria marca a YSL junto com o amigo Pierre Bergé.

Nenhum comentário: